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| Hoje o mundo gira em torno da Globalização e do Mercado Consumidor | 
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quinta-feira, 28 de abril de 2011
Globalização e Mercado Consumidor
Uma empresa              globalizada seria aquela que opera seguindo uma lógica operacional              mundial, cujo objetivo seja maximizar benefícios e minimizar custos              não importando onde esteja a base de produção e que obedeça a uma              estratégia de marketing única para todos os países onde vende seu              produto. Uma empresa transnacional, o mercado seria uma determinada              região do mundo, enquanto para uma multinacional o mercado seria o              planeta inteiro. Uma característica essencial da empresa global              atualmente seria a facilidade para identificar locais onde existam              as condições mais atraentes para suas operações. Fica mais fácil              tomar conhecimento sobre as condições de trabalho em um determinado              país e compará-las com a situação em outras partes do mundo. Com os              serviços de informação, o aumento nas taxas de juros de um país (que              atende a encarecer os custos de produção e a favorecer as aplicações              financeiras) chega ao conhecimento dos investidores e empresários de              forma imediata. Somada à crescente desregulamentação não só dos              mercados financeiros, mas também em outras áreas, inclusive no que              se refere à legislação trabalhista, ficou praticamente liberada a              movimentação de capital, trabalho e bens entre os países. Qualquer              tendência de elevação dos custos de produção              em um determinado país pode levar a empresas a trocá-lo por outro              onde seja mais barata a fabricação. No circuito das chamadas              empresas transnacionais, o investimento em fábrica deixou de ser              privilegiado. A prioridade passou ser de investir em marcas. Muitas              vezes, a empresa global compra uma campanha local apenas para ganhar              uma fatia do mercado, por causa da marca. O crescimento do número              dessas companhias e dos negócios por elas realizados é apontado como              uma das razões para a expansão do comércio internacional. O processo              de expansão das empresas multinacionais também provoca polêmica por              causa das condições de trabalho nas fábricas desses grupos              instaladas em países que não se destacam pelo respeito aos direitos              dos trabalhadores. Muitas vezes é o mesmo consumidor, no papel de              trabalhador, que sofre com a política da empresa transnacionais de              fechar uma determinada fábrica ou de promover demissões, alegando a              necessidade de reduzir seus custos para aumentar a              produtividade. 
 
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